ALTO PARAGUAI
Catra: área de escavação feita por garimpeiros para retirada de diamante.
Catreado: conjunto de catras
Em 10 de abril de 1945 chega ao municipio de Alto Paraguai, na época chamado Gatinho, distrito de Diamantino, o senhor José Trindade e sua esposa Juvenilha, vindos do municipio de Guiratinga em busca de diamantes. Inicia-se então a grande busca a pedra preciosa no local denominado Fazenda São Pedro, inumeros garimpeiros em trabalho artesanal com peneiras e bateias escavação de sol a sol a região formando assim as Catras com formações irregulares e uma profundidade que fizeram contato com os lençois freaticos sendo relativamente superficiais deram origem a tanques que são sustentados pelas águas dos lençois freaticos. Hoje essas Catras de contornos irregulares e profundidades imprecisas são utilizadas para psicultura. A Fazenda São Pedro tornou-se pioneira na criação de peixes utiliziando os catreados com a água de ótima qualidade e com peixes diversos, um pesque e pague diferente.
Venha você também curtir uma excelente pescaria nos catreados da Fazenda São Pedro.
BARRA D O GARÇAS - PARQUE DAS ÁGUAS QUENTES
Localizado em uma imensa área verde, no perímetro urbano de Barra do Garças, o Parque abriga um ambiente unico, com águas termais em a bundância distribuidas em pescinas, cascatas, rio da preguiça, bar molhado, toboágua e restaurante panorâmico. Com propriedades terapêuticas, suas águas termais, com temperaturas que variam de 31 a 43 graus, são muito procuradas, recebendo visitas de turistas de várias regiões brasileiras, pois melhoram o estresse e relaxam o corpo, além de proporcionar aumento da vitalidade sexual e melhorias no sistema gástrico e intestinal.
Mas o que realmente chama a atenção de quem o visita é a total integração com a natureza, pois as arvores nativas do parque foram mantidas e em seus jardins florescem plantas do Cerrado. Totalmente integrado à natureza o parque é hoje com certeza uam excelente opção de descanso e lazer para toda familia.
JUSCIMEIRA - AGUAS QUENTES SAUDE E DESCANSO
O muncipio de Juscimeira está assentado sobre um dos maiores lençois de água termal de Mato Grosso e por isso mesmo é uma excelente pedida para quem busca um lazer que também traga saúde. A água termal faz bem à circulação, ajuda a elinara as dores e é ainda uma opção de lazer para toda f amilia, o ano inteiro.
Além disso, fica apenas a 90 minutos de Cuiabá, o que possibilita que se saia de Cuiabá no inicio da manha e se retorne no fim da tarde. Quase todas as pousadas e hoteis termais possuem o serviço de Day use que pode variar de R$ 7,00 a R$ 15,00.
Em toda cidade existem cerca de 10 termas, entre hoteis e pousadas. E como a captação da água da cidade é feita diretamente do lençol termal, até as residencias de Juscimeira possuem água quente em suas torneiras e chuveiros.
TURISMO RURAL
PARA QUEM ESTÁ CANSADO DA CORRERIA COTIDIANA E QUER UMA OPÇÃO DE LAZER LONGE DOS CENTROS URBANOS E MAIS PROxIMA DA VIDA SIMPLES, COM UMA PAISAGEM BUCÓLICA, TAMBÉM NÃO PODE DEIXAR DE CONHECER JUSCIMEIRA. O MUNICPIO POSSUI BONS ESTABELECIMENTOS ESPECIALZADOS EM TURISMO RURAL, COM SITIOS E HOTEL-FAZENDA, NOS QUAIS PASSEIOS A CAVALO, O CANTATO DIRETO COM VACAS, APTOS E GALINHAS, DOCES, FRUTAS COLHIDAS NO PÉ E BOAS PROSAS AO REDOR DA FOGUEIRA.
SANTO ANTONIO DO LEVERGER - MORRO DE SANTO ANTONIO
Localizado a 27 km de Cuiabá, o Morro de Santo Antonio com seus 500 metros acima do nivel do mar, teve papel fundamental na historia do Estado. Durante a Guerra do Paraguai foram montados pontos de obsevação no Morro de Santo Antonio para uma possivel invasão dos paraguaios através do Rio Cuiabá. Sua imponência às margens do Rio Cuiabá fez com que se tornasse uma referência e um dos cartões postais do Estado. Por sua importância o Morro de Santo Antonio está representado no Brasão do Estado.
O morro guarda ainda muitas histórias e mantém-se vivo como refúgio de pássaros e animais silvestres. Protegido por lei, o Morro de Anto Antonio também recebe o carinho e a proteção de ambientalistas e da Associação dos Amigos do Morro.
Além da beleza e importância na conservação de suas espécies, o Morro é um dos melhores locais de Santo Antonio do Leverger para a prática de esportes em montanha, caminhadas e apresenta uma das melhores vistas do Rio e da cidade de Cuiabá.
Santo Antonio do Leverger oferece ainda belas e aconchegantes praias no Rio Cuiabá, alem de deliciosa e tipica culinaria, e culturalmente é uma cidade privilegiada.
VILA DE BOM JARDIM
É CONSIDERADA DISTRITO E PERTENCE AO MUNCIPIO DE NOBRES. A VILA ESTÁ LOCALZIADA NA ZONA RURAL A CERCA DE 60 KM DA SEDE DO MUNCIPIO, E A 145 KM DE CUIABÁ.
A VILA DE BOM JARDIM POSSUI UMA POPULAÇÃO DE APROXIMADAMENTE 2 MIL PESSOAS E ATUALMENTE SE DESTACA NO CENÁRIO TURISTICO MATO-GROSSENSE COMO IMPORTANTE NO POLO DE TURSIMO PRINCIPALMENTE NO SEGMENTO DE ECO-TURISMO, OU SEJA, SEGMENTO DO TURISMO VOLTADO PARA O CONTATO E CONVIVIO COM A NATUREZA. COM SEUS INUMEROS ATRATIVOS TURISTICOS TAIS COMO: BALNEÁRIOS, CACHOEIRAS, RIOS DE ÁGUAS CRISTALINAS, A LAGOA DAS ARARAS, GRUTAS E CAVERNAS ENTRE OUTROS ATRATIVOS. ESSAS CARACTERÍSTICAS E DIVERSIDADE, FAZEM DA VILA BOM JARDIM UM CENÁRIO PERFEITO PARA OS AMANTES DA NATUREZA E PARA AQUELES QUE BUSCAM AVENTURA , DIVERSÃO E LAZER.
NOBRES
Está localizado ao Norte de Mato Grosso na Rodovia BR 163 que liga Cuiabá a Santarém.
Nobres vem se desenvolvendo nos ultimos anos, elevando e espondo positivamente o nome do muncipio a nivel nacional e internacional no setor de turismo. O grande potencial dessa atividade, tem inserido Nobres defintivamente no mapa turistico do país despertando interesse de pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo para conhecer as belezas naturais da região, como: o Balneiario Dona Maxima, Cachoeira Salto Tucum, Cachoeira da Serra Azul, Reino e Aquario Encantado, alem de grutas e cavernas.
VILA BELA DA SANTISSIMA TRINDADE
Foi a primeira sede da capitania de Mato Grosso. Com o passar dos tempos, o municipio ao perder a condição de capital para Cuiabá, passou a se chamar Mato Grosso.
A decadência da cidade Mato Grosso foi tão sensivel que a Assembléia Legislativa editou, em 1878 uma lei extinguindo o municipio, no entanto , vetada a 11 de dezembro do mesmo ano.
A Lei Estadual 4.014 de 29 de novembro de 1978, devolveu a denominação antiga ao municipio de Vila Bela da Santissima Trindade.
Em Vila Bela a naturteza é pródiga, pois esta região é caracterizada, por apresentar uma espécie de ecótono florestal de Mato Grosso, possuindoo amostras de mata mazônica, cerrado e pantanal.
Vila Bela foi criada com pretensões régias de guarnecer a fronteira, sendo tradicionalmente habitada por familias de origem africana que muito se orgulham de suas raizes cultivando suas tradições e culturas através dos seculos, prova disso são as festas populares como a de São Benedito onde durante as celebrações são apresentadas as danças do Congo e do Chorado.
Quem visita hoje a cidade se depara com as ruinas da igreja matriz cuja obra foi iniciada em 1793. Situada na apraça central, as ruinas chamam a atenção pela imponencia apesar dos mais de 200 anos de sua existencia.
Além das ruinas o municipío tem muito a oferecer como a beleza do Rio Guaporé, onde com alguma sorte pode se avistar o boto cor-de-rosa. Ha ainda o Parque Estadual da Serra Ricardo Franco com suas incontáveis cachoeiras